A organização política romana: a monarquia

Sumário: A organização política romana: a monarquia

De início, Roma e o seu território era governado por reis. Era, portanto, uma monarquia. O período monárquico iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e terminou em 509 a. C., quando uma revolta da aristocracia depôs o último rei – Tarquínio, o Soberbo.

Os principais órgãos da monarquia eram o rei, o Senado e a Assembleia Curial.

monarquia romana
monarquia romana
  • O rei – exercia as funções de chefe político e militar, juiz e grande sacerdote. Portanto, tinha todos os poderes e seu cargo era vitalício. São conhecidos sete reis romanos:

– 753 a. C. – 716 a. C. – Rômulo (fundador de Roma junto com o irmão Remo)
– 716 a. C. – 674 a. C. – Numa Pompilio
– 674 a. C. – 642 a. C. – Túlio Hostilio
– 642 a. C. – 617 a. C. – Anco Marcio
– 617 a. C. – 579 a. C. – Lúcio Tarquinio Prisco
– 579 a. C. – 535 a. C. – Servio Tulio
– 535 a. C. – 509 a. C. – Tarquinio, o Soberbo

Os sete reis romanos
Os sete reis romanos
  • O Senado – era um conselho formado pelos cidadãos mais idosos, responsáveis pela chefia das grandes famílias (gentes), ligadas entre si por lações culturais e de parentesco. Suas principais funções eram propor novas leis e fiscalizar as ações do rei.

    Senado
    Senado
  • A Assembleia Curial (comício) – formada por patrícios adultos (homens em condições de servir o exército), discutiam e votavam as leis elaboradas pelo Senado, escolhiam o rei com a aprovação do Senado e elegiam altos funcionários. A Assembleia reunia-se apenas quando convocada pelo rei.

 

Fontes:

BELATO, Dinarte. Civilizações clássicas II. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, 2009. Disponível em:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/205/Civiliza%C3%A7%C3%B5es%20Cl%C3%A1ssicas%20II.pdf?sequence=1

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. (Manual do Professor) Vol. I. Ensino Médio. Saraiva. São Paulo, 2010.

http://paginapessoal.utfpr.edu.br/passos/historia-i/historia-i/Hist.7CIVILIZAOROMANA.pdf

http://repositorio.geracaoweb.com.br/20120807_094115historiaaromaaulas111213.pdf

http://sebastiaoe.dominiotemporario.com/doc/civilizacao%20Romana.pdf

 

Autor: Prof. António Moreira

Chamo-me António Carlos Gomes Moreira, cabo-verdiano, professor e residente em Portugal. Sou licenciado em Ensino de História, pela Universidade de Cabo Verde, mestre em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica, pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Atualmente, frequento o curso de doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Évora (Portugal). Sou professor de História de formação. Trabalhei por 11 anos na Escola Secundária Fulgêncio Tavares (São Domingos, ilha de Santiago-Cabo Verde), lecionando, entre outras disciplinas, História e Cultura Cabo-Verdiana. Além disso, desempenhei cargos de gestão intermédia na escola onde trabalhava. Também sou blogueiro e trabalho na área de serviço social, exercendo atividades relacionadas no campo de voluntariado e associativismo. Fui cofundador e/ou líder de diversas organizações associativas, com destaque para a Associação de Pais e Encarregados de Educação do concelho de São Domingos, na qual exerci o cargo de presidente do Conselho Diretivo de 2018 a 2021.

Uma consideração sobre “A organização política romana: a monarquia”

Deixe um comentário