Conceito, objeto e utilidade de História

É muito comum, seja no campo de investigação histórica, seja no espaço de ensino na sala de aula, se colocar a seguinte pergunta: o que é História? Como dizia Bloch, é uma pergunta muito fácil de se fazer, mas difícil de responder. Porquê? Porque a história é uma ciência que possui suas particularidades (que mais adiante serão esclarecidas). Por outro lado, o conceito de história tem múltiplos significados e cada corrente de pensamento procura dar sua própria definição. Por conta disso, não é tão simples formular o conceito de história, muito menos elaborar uma definição única, completa e aceite por todos.  

Feitas essas considerações, importa frisar, primeiramente, que a palavra história tem origem grega e significa “testemunha” ou “investigação”.

Ao longo do tempo, surgiram diferentes definições de História, de entre as quais podemos destacar as seguintes: “A História é o estudo do passado” – filósofo e escritor alemão Johann Gottfried Von Herder; “A História é a ciência dos homens no tempo” – historiador francês Marc Bloch; “A História é o estudo do processo de mudança contínua da sociedade humana” – Lucien Febvre; “A história é a reconstituição do pensamento passado no espírito do historiador.” – Robin George Collingwood. Para o escritor e lexicógrafo brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, história é a “narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral”. Para Sérgio Buarque de Holanda, historiador e sociólogo, “a história é o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam, das ideias que tinham”. Marcelo dos Reis Tavares define a histórica como “área do conhecimento responsável pelo estudo metódico das sociedades humanas do passado”.

Mas, para que serve a História?

Muitas pessoas e principalmente estudantes estão sempre a questionar a verdadeira serventia de se estudar história. Frequentemente, os alunos colocam a seguinte pergunta ao professor de História: Mas, para que serve a História? Que sentido faz estudar esta disciplina? Para a grande maioria, estudar História é apenas uma tarefa chata de decorar um monte de acontecimentos para depois explicar na prova. Entretanto, devemos perguntar: Será que a história não tem nenhuma utilidade?

Para tratarmos essa questão, podemos recorrer a um exemplo simples e prático. Durante a infância, os pais contam histórias aos seus filhos e fazem-no com o intuito de proporcionar-lhes alguma diversão ou de lhes dar algum exemplo ou noção de como agir corretamente numa determinada situação ou ainda de lhes transmitir certos valores a partir da “lição de moral” tirada da história contada. Agora, perguntamos: será que com a História (neste caso, História-ciência) ocorre o mesmo? Será que ela nos diverte, nos transmite valores e nos ensina como agir? Para muitos, deveria ser assim na realidade mas infelizmente não é isso que está a acontecer?

Para Marc Bloch “mesmo que julgássemos a história incapaz de outros serviços, seria certamente possível alegar em seu favor que ela distrai (…). Pessoalmente (..) a história sempre me divertiu muito” (BLOCH, 1997: 77).

Outras opiniões:

 “Com a História entende-se o passado, compreende-se o presente e faz-se projeções para o futuro” – Prof. Dr. Sebastião Pimentel Franco (Ufes)

“A História serve para se entender o presente” – Prof. Ms. Josemar Machado de Oliveira (Ufes)

“A História é uma das formas de reflexão da vida social, pois nossa sociedade é auto-reflexiva” – Prof. Dr. Estilaque Ferreira dos Santos (Ufes)

“A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa. Dra. Maria da Penha Smarzaro Siqueira (Ufes)

“A Historia serve (ou devia servir) para aprendermos com os erros passados e não os voltarmos a cometer. Infelizmente, poucos aprendem com ela e estamos constantemente a cometer os mesmos erros”. Anónimo

 Numa palestra, o professor universitário Ricardo da Costa, da Universidade Santa Úrsula disse aos alunos presentes o seguinte, em análise à questão “Para que serve a História: A História “é uma forma de reflexão que causa prazer e fruição ao historiador, além de proporcionar-lhe sabedoria. Ela serve para divertir; a história, no mínimo, diverte…”. Referindo ao seu caso, ele afirmou: “Estudei e estudo História porque sempre amei a História, amei e amo o conhecimento e a compreensão do passado humano, como e porque as pessoas fizeram o que fizeram, foram o que foram, pensaram o que pensaram. Esse conhecimento não tem nenhuma utilidade prática ou funcional para o nosso dia-a-dia. Esse conhecimento é simplesmente bom em si, porque é bom conhecer as coisas, é bom conhecer o que aconteceu, o passado, independente de sua utilização prática atual”. 

Autor: Prof. António Moreira

Chamo-me António Carlos Gomes Moreira, cabo-verdiano, professor e residente em Portugal. Sou licenciado em Ensino de História, pela Universidade de Cabo Verde, mestre em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica, pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Atualmente, frequento o curso de doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Évora (Portugal). Sou professor de História de formação. Trabalhei por 11 anos na Escola Secundária Fulgêncio Tavares (São Domingos, ilha de Santiago-Cabo Verde), lecionando, entre outras disciplinas, História e Cultura Cabo-Verdiana. Além disso, desempenhei cargos de gestão intermédia na escola onde trabalhava. Também sou blogueiro e trabalho na área de serviço social, exercendo atividades relacionadas no campo de voluntariado e associativismo. Fui cofundador e/ou líder de diversas organizações associativas, com destaque para a Associação de Pais e Encarregados de Educação do concelho de São Domingos, na qual exerci o cargo de presidente do Conselho Diretivo de 2018 a 2021.

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