A economia romana antes da expansão

Sumário: a economia romana antes da expansão

Nos primeiros séculos, a economia romana era essencialmente agrícola, com base na produção de cereais, vinha, frutos, legumes e criação de gado. Portanto, a agricultura e a pecuária foram as atividades económicas que desempenharam, durante muito tempo, um papel muito importante na economia romana – 90% da população vivia no campo.

Trabalho no campo
Trabalho no campo

Desconhecia-se a moeda, comércio e o artesanato tinham pouco desenvolvimento. Os mais ricos possuíam grandes propriedades agrícolas, onde os escravos cultivavam as culturas mediterrânicas (trigo, vinha e oliveira). Os escravos ocupavam-se com outras atividades produtivas, tornando-os indispensáveis para a economia e vida romana.

 

Fontes:

BELATO, Dinarte. Civilizações clássicas II. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, 2009. Disponível em:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/205/Civiliza%C3%A7%C3%B5es%20Cl%C3%A1ssicas%20II.pdf?sequence=1

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. (Manual do Professor) Vol. I. Ensino Médio. Saraiva. São Paulo, 2010.

http://paginapessoal.utfpr.edu.br/passos/historia-i/historia-i/Hist.7CIVILIZAOROMANA.pdf

http://repositorio.geracaoweb.com.br/20120807_094115historiaaromaaulas111213.pdf

http://sebastiaoe.dominiotemporario.com/doc/civilizacao%20Romana.pdf

Autor: Prof. António Moreira

Chamo-me António Carlos Gomes Moreira, cabo-verdiano, professor e residente em Portugal. Sou licenciado em Ensino de História, pela Universidade de Cabo Verde, mestre em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica, pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Atualmente, frequento o curso de doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Évora (Portugal). Sou professor de História de formação. Trabalhei por 11 anos na Escola Secundária Fulgêncio Tavares (São Domingos, ilha de Santiago-Cabo Verde), lecionando, entre outras disciplinas, História e Cultura Cabo-Verdiana. Além disso, desempenhei cargos de gestão intermédia na escola onde trabalhava. Também sou blogueiro e trabalho na área de serviço social, exercendo atividades relacionadas no campo de voluntariado e associativismo. Fui cofundador e/ou líder de diversas organizações associativas, com destaque para a Associação de Pais e Encarregados de Educação do concelho de São Domingos, na qual exerci o cargo de presidente do Conselho Diretivo de 2018 a 2021.

Deixe um comentário