O património cultural construído cabo-verdiano

Cabo Verde é um país extremamente rico a nível patrimonial e tido como referência, no exterior, neste quesito. Ao longo dos cincos séculos da sua existência, o povo cabo-verdiano construiu um valioso património, que hoje testemunha a nossa história e caracteriza a nossa identidade cultural enquanto povo.

Continue Lendo “O património cultural construído cabo-verdiano”

Património: conceito, tipos e importância

  • Conceito de património

Do ponto de vista etimológico, a palavra património vem do termo grego pater, que significa “pai” ou “paterno”. Nesse sentido, património tem a ver com herança paterna; conjunto dos bens de família, transmitidos por herança. Com o passar do tempo, esse significado de transmissão/herança acabou sendo estendida a um conjunto de bens intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade.

Continue Lendo “Património: conceito, tipos e importância”

A emigração cabo-verdiana

A emigração é um dos fenómenos mais antigos e estáveis da sociedade cabo-verdiana. Se recuarmos até ao início, podemos perceber que é a partir de meados do século XV que começa a dispersão dos nativos cabo-verdianos, primeiro a emigração forçada, através da escravatura e, num segundo momento, emigração espontânea, a partir dos séculos XVIII-XIX. Paradoxalmente, Cabo Verde começou por ser terra de imigração, com a vinda e fixação de diferentes grupos étnicos que participaram do processo de povoamento. Paralelamente a esta componente imigratória Cabo Verde, surgiu uma componente emigratória, tendo como destino, inicialmente, as colónias portuguesas e mais tarde outros destinos.

Continue Lendo “A emigração cabo-verdiana”